sexta-feira, 4 de março de 2016

#OrientaçãoSolar

A orientação solar é um aspeto muito importante no momento da construção de algum edifício para que se possa fazer um maior aproveitamento da energia solar. De acordo com a nossa situação geográfica pode-se afirmar que o quadrante Sul é o que recebe maior radiação solar ao longo do dia. O quadrante Norte, por oposição, é o que recebe menor radiação solar, chegando por vezes a não receber qualquer radiação durante o dia (como no Inverno). A Nascente verifica-se radiação solar ao nascer do dia, enquanto que a Poente no período da tarde. Tendo esta informação inicial devem ser feitas estratégias de modo a fazer um maior aproveitamento da iluminação natural e assim reduzir as necessidades energéticas da sua casa, e reduzir a sua despesa ao fim do mês.

Iluminação natural: A luz natural é mais confortável para o olho humano do que a luz artificial daí privilegiar-se o seu uso. Uma das estratégias para aproveitar esta luz é a utilização de cores claras nas superfícies da sua casa, sendo que a luz natural propaga-se por reflexão.

O ideal seria toda a sua casa estar virada para o Quadrante Sul, no entanto tal não é possível por questões de vista, fatores estéticos ou necessidades de ventilação. Por este facto apresentamos aqui um pequeno conselho/esquema para a sua casa:
- Anexos secundários como a garagem deve estar orientada a Norte;
- Anexos principais como a sala deve estar orientado a Sul.
- Nascente: quartos de dormir (para evitar no Verão o sobreaquecimento/encadeamento pela manhã);
- Poente: cozinha e escritórios (para evitar no Verão o sobreaquecimento/encadeamento pela tarde).

Fontes: 

Sem comentários:

Enviar um comentário